No mês de consciencialização para as necessidades das pessoas com demência - o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer comemora-se a 21 de setembro - a Sonae Sierra junta-se à associação Alzheimer Portugal e lança uma campanha para uma mudança social.

'Amigos na saúde e na demência' relembra que aquilo que é mais importante para uma pessoa com demência é, também, aquilo que é mais importante para qualquer um de nós: amor e compreensão. Ser amigo é continuar presente e disponível para compreender e apoiar. Com esta campanha, a Sonae Sierra e a associação Alzheimer Portugal convidam todos os portugueses a serem Amigos na Demência, bastando, para isso, aprender um pouco mais sobre como é viver com demência e assumir um compromisso de uma ação, pequena ou grande, a favor das pessoas com demência. Podem fazê-lo acedendo à plataforma da associação ou participando nas Sessões de Informação que irão decorrer por todo o país.

Leia Também: Oito sintomas de Demência e Alzheimer que tem de ter em atenção

“'Amigos na saúde e na demência' pretende aumentar conhecimentos sobre esta doença e aumentar o número de 'amigos' que se comprometem a contribuir para que as pessoas com demência possam viver melhor, o que pode ser tão simples como nunca mais utilizar palavra 'demente' ou 'demenciado' e, em vez disso, dizer 'pessoa com demência', pois assim vemos primeiro a pessoa e não a sua doença. Para a associação Alzheimer Portugal é fundamental criar maior compreensão sobre a doença junto do grande público" explica Tatiana Nunes, Diretora de Comunicação da Associação Alzheimer Portugal.

Acrescentando: “Temos trabalhado imenso no sentido de contribuir para uma perceção mais positiva sobre esta doença. Sentimos que os vários projetos que temos vindo a desenvolver, como o 'Café Memória' ou o 'Passeio da Memória' nos têm ajudado a combater o estigma social a eliminar os estereótipos, mas há ainda um longo caminho a percorrer. É importante que todos percebam que a pessoa é muito mais do que a doença e que é possível viver melhor com demência. Acreditamos que estamos a trabalhar no caminho certo e esta campanha, com o apoio da Sonae Sierra vai ajudar-nos a chegar a muito mais pessoas”.

O arranque desta campanha é marcado pelo lançamento de diversos vídeos onde é possível ouvir vários testemunhos de amigos de pessoas com esta doença, onde se torna evidente que a amizade é o que prevalece em todos os momentos. Aos 'Amigos na Saúde e na Demência' juntam-se ainda várias caras conhecidas. Margarida Pinto Correia, Sílvia Rizzo, Nuno Markl e Pedro Ribeiro são as figuras públicas que dão a sua voz para relembrar que a amizade é muito mais do que a capacidade de recordar bons momentos.

A demência resulta de uma doença no cérebro e progride de forma única em cada um de nós, não se resumindo à perda de memória. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência (cerca de 60 a 70% dos casos), mas existem mais de 100 tipos de demência, como a Demência Vascular, a Demência de Corpos de Lewy ou Demência Frontotemporal. Esta pode resultar em alterações de humor, mudança de comportamentos, dificuldades de raciocínio ou de orientação, entre outros fatores.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Sociedade

Saúde