Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas morrem por ano no Brasil por causa do Acidente Vascular Cerebral. Muita gente nem desconfia, mas os cuidados com a saúde bucal não servem apenas para garantir um sorriso bonito e um hálito fresco, mas, também, prevenir o aparecimento de doenças que afetam outras partes do corpo, como é o caso do AVC e doenças cardiovasculares.

De acordo com dados da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, escovar os dentes diariamente reduz em até 9% os riscos de Acidente Vascular Cerebral e doença cardiovascular, também conhecida como endocardite é uma das doenças mais comuns causadas pelo descuido com a higiene bucal.

A dentista Catarina Riva explica que a boca a boca humana contém cerca de 700 tipos de bactérias, sendo a porta de entrada do corpo, por isso a importância de zelar por ela. “As bactérias convivem de maneira saudável, quando existe o cuidado bucal correto. Quando isso não acontece, bactérias ruins e outros germes podem percorrer o organismo através da corrente sanguínea, podendo chegar ao coração e cérebro, o que causa danos fatais, como o AVC”, disse.

A proliferação de bactéria estimula a formação de coágulos de sangue nas válvulas do coração, levando o paciente a um quadro de insuficiência cardíaca aguda e grave. Quando não diagnosticada e tratada imediatamente, essa doença pode ser fatal.

“A saúde bucal não deve nunca ser negligenciada. Quando um paciente não trata uma infecção bucal, permite que isso vire um quadro de doença grave, que pode comprometer a sua vida. Costumo sempre falar que a saúde se inicia na boca. Escovar os dentes regularmente e usar o fio dental são atitudes simples, mas que podem evitar muitos outros problemas”, finaliza a especialista.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Sociedade

Saúde