Nasceu em Portugal a primeira bebé infetada com o novo coronavírus durante a gravidez. A menina nasceu de cesariana, há um mês, no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, com 34 semanas e dois dias.

Assim que nasceu, apresentou sintomas graves da doença como falta de ar e pneumonia e, por isso, foi transferida para os Cuidados Intensivos, onde se mantém internada. Ao que o CM apurou, a criança está a lutar pela vida, ligada a um ventilador. A mãe, que não pertence a qualquer grupo de risco para a doença, está a recuperar.

“Como já sabíamos que a mãe era positiva para a Covid-19, recolhemos uma amostra de sangue à bebé praticamente a seguir ao parto. O teste deu positivo e isto mostra-nos que houve transmissão vertical da mãe para a criança”, explica Fernando Cirurgião, diretor de serviço de Obstetrícia do hospital. Até agora, e apesar dos mais de 100 partos com grávidas infetadas, nenhum bebé tinha sido contagiado durante a gravidez.

O caso desta bebé está agora a ser seguido pelo Instituto Ricardo Jorge e deverá constar, em breve, numa revista internacional da especialidade, como um dos raros casos no Mundo de infeção ‘in utero’. Até então, há cerca de 10 situações.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Praia Links

Outras Notícias

Mundo

Sociedade

Saúde

Desporto

Música

Podcast