Bailinhos de carnaval, receção ao Emigrante, atuação de filarmónicas e grupos folclóricos, cantoria, fados, um espetáculo infantil, as celebrações dos 190 anos da batalha de 11 de agosto de 1829 e a homenagem aos antigos combatentes preenchem o programa do Palco Tradições – Continente que, durante as Festas da Praia 2019, estará instalado na Praça Francisco Ornelas da Câmara.

De 2 a 11 de agosto, as Festas da Praia da Vitória mantêm a Praça Francisco Ornelas da Câmara reservada às tradições, “com especial destaque para todos aqueles que, por esta altura, regressam da Diáspora para visitar a sua terra e a sua família, mas também para dar a merecida nobreza às nossas bandas filarmónicas, aos nossos grupos folclóricos, ao nosso Carnaval, aos nossos artistas, às nossas mais particulares manifestações de arte e cultura”, assume Carlos Armando Costa.

O vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e responsável pela Cooperativa Praia Cultural, entidade organizadora das festividades concelhias, salienta assim, o momento de receção ao Emigrante, na primeira sexta-feira, dia 2, realçando ainda o tradicional arraial de bodo do Espírito Santo que, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, vai realizar-se no primeiro domingo das Festas da Praia.

A 02 de agosto, o Palco Tradições – Continente vai abrir as Festas Praia 2019 com a exibição de Bailinhos de Carnaval, às 20h30, integrada na receção ao Emigrante.

Logo depois de um momento musical de boas vindas aos emigrantes, vão exibir-se três bailinhos: “A Rir é que a Gente se entende”; “Sonho Amaricano” – Bailinho O Baile D’elas e “Pau de Canela e pés de fora” – Bailinho da Junta de Freguesia da Vila Nova.

A 3 de agosto, o palco instalado na praça em frente aos Paços do Concelho receberá, depois das 21h00, um momento musical por Sónia Pereira Trio, antecedendo o discurso do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, que marca a abertura oficial das festas.

No domingo, dia 4, após a Missa Solene (12h00, na Matriz da Praia da Vitória), seguir-se-á a procissão pelas principais artérias da cidade até à Praça Francisco Ornelas da Câmara onde acontecerá a distribuição de bodo do Espírito Santo e será “montado” o tradicional arraial para assistir ao concerto da Filarmónica da Vila Nova.

Neste dia, pelas 22h00, o Placo Tradições – Continente receberá um concerto das filarmónicas da Sociedade Progresso Lajense e da Filarmónica União Praiense.  

No dia 5, segunda-feira, pelas 22h00, os cantadores José Eliseu, José Esteves, Fábio Ourique, Bruno Oliveira, Paulo Miranda e José Fernando Borges, acompanhados pelos tocadores Armando Alves, Francisco Coelho, Jorge Borges, Manuel Meneses “Vieira”, José Eugênio Areia e John Borges, vão proporcionar uma noite de Cantoria.

Na terça-feira, dia 6 de agosto, a noite é dedicada ao Folclore, onde atuarão os Grupos Cantares da Eira – Lajes, Etnográfico da Água-Alva – Agualva, Doce Esperança” – Santa Cruz, Casa do Povo de São Brás, “Fontes da Nossa Ilha” – Fontinhas, Casa do Povo da Vila Nova, “Memórias da Nossa Gente” – São Bartolomeu, Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar e Conhecer”, “Modas da Nossa Terra”, Grupo de Baile à Antiga do Posto Santo, “Os Bravos”, Grupo Folclórico das Doze Ribeiras e o Grupo de Balhos e Cantares da Ilha Terceira. Antes, estes grupos desfilam pela Rua de Jesus.

A noite de 7 de agosto será marcada pelo desfile de cerca de duas dezenas de marchas populares.

A 8 de agosto, no Palco Tradições – Continente, a partir das 22h00, atuam as bandas filarmónicas da Associação Filarmónica Cultural e Recreativa de Santa Bárbara da Fonte do Bastardo e da Sociedade Progresso Biscoitense.

A 9 de agosto, noite dedicada aos mais novos, a organização das Festas Praia 2019, depois do desfile das marchas infantis e do desfile infantil, cerca das 22h30, proporcionará um espetáculo para toda a família com “Batatolas & Palhatiko”.

No último sábado das festividades da Praia da Vitória, pelas 22h30, o palco na Praça Francisco Ornelas da Câmara dedica-se ao fado, onde serão intervenientes Vera Brasil e Francisco Ourique.

Por fim, no feriado municipal, a 11 de agosto, logo pelas 10h00, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, haverá lugar à cerimónia comemorativa dos 190 anos da batalha de 11 de agosto de 1829 e homenagem a antigos combatentes mortos no Ultramar, podendo assistir-se a uma alocução sobre a efeméride, à prestação de homenagem aos antigos combatentes e à imposição de condecorações.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Sociedade

Saúde