Da Baía da Praia da Vitória ao Clube de Golfe há desporto para todos nas Festas da Praia

Vela, Regatas, Voleibol de praia, Praiandebol, Praia Summerball, torneios de golfe, mini golfe e golfe rural, demostrações de basket e karaté, provas de ciclismo e atletismo, desfile de motards e carros clássicos, demostração e competição de tiro com Arco de Campo e até um torneio de canasta preenchem o programa das Festas Praia 2019.

Segundo Tiago Ormonde, Vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória com competência em matéria de desporto, “a programação desportiva que é feita no âmbito das festividades tem em conta a diversidade de públicos e a potenciação da nossa Baía e de toda a sua envolvente que reúnem excelentes condições para a realização de eventos desportivos variados e que atraiam as pessoas”.

Neste sentido, realçou, para além de algumas provas que já são tradição, como o Torneio de Golfe ou a prova dos Degraus da Praia, “este ano, voltamos a valorizar o potencial da nossa baía e dos seus areais, nomeadamente através da realização de diversas demonstrações e competições, em parceria com várias entidades, das quais destacaria o Clube Naval da Praia da Vitória”.

Assim, do programa das Festas Praia 2019, que acontecem de 2 a 11 de agosto, destaque para o Torneio Regional de Voleibol de praia que se inicia logo no dia 2, pelas 17h00, no areal da praia Grande (junto à rotunda da GNR), decorrendo durante todo o primeiro fim de semana das festividades. Uma nota também para a abertura, durante todos os dias das festas, entre as 19h30 e as 22h30, do Espaço Guarita “Pula-Pula”, na Zona Verde, onde existiram diversas atividades lúdicas e radicais para toda a família.

No sábado, dia 3, às 8h45, primeira tacada no Torneio de Golfe das Festas Praia 2019, no Clube de Golfe da Ilha Terceira, na freguesia da Agualva, prosseguindo, pelas 10h00, o Torneio Regional de Voleibol de praia e iniciando-se, pelas 12h00, as provas de Vela Optimist e Lazer, na Baía da cidade, organizadas pelo Clube Naval. Às 15h00 tem início as provas de Ciclismo, uma prova em linha, no Passeio da Marina, sendo que meia hora depois arranca a prova de Vela Veteranos Optmist e Lazer. Pelas 16h00, também no Passeio da Marina, competição de Basket 3x3, terminando o dia com as atividades previstas para o Espaço Guarita “Pula-Pula”, na Zona Verde.

A 4 de agosto, pelas 10h00, Torneio de Golfe Rural, no Estádio Municipal da Praia, iniciando-se à mesma hora a terceira etapa do Torneio Regional de Voleibol de praia e a segunda prova de Ciclismo, agora o contra relógio, na Avenida Marginal. Pelas 13h00, demonstração e promoção de Vela e Canoagem, na Baía da Praia, iniciando-se pelas 16h00 o Torneio Praiandebol, na praia Grande. Neste dia, destaque ainda para a prova Degraus da Praia, subida dos degraus do Facho, pelas 19h00.

Na segunda-feira, dia 5 de agosto, às 9h00, sessão guiada de observação de aves, na pérgula do Paul da Praia da Vitória; às 13h00, atividades de sensibilização ambiental para crianças, no Centro de Interpretação Ambiental do Paul da Pedreira no Cabo da Praia, seguindo-se uma visita guiada ao Centro. Às 16h00 começa a atividade Praia SummerBall, na praia Grande, terminando o dia com o desfile de motards e carros clássicos, pelas 21h00.

A 6 de agosto destaque para as atividades de observação de aves, atividades de sensibilização ambiental e para o Espaço Guarita “Pula-Pula”, na Zona Verde.
Já a meio da semana, dia 7 de agosto, realce para a demonstração e promoção da Vela e Canoagem, orgabizada pelo Clube Naval, na Baía, a partir das 13h00, bem como para o Praia SummerBall, no areal da praia Grande, às 16h00.
No dia 8 de agosto continuam as atividades de observação de aves, sensibilização ambiental para crianças e visitas ao Centro de Interpretação Ambiental do Paul da Pedreira, Praia SummerBall (16h30) e atividades do Espaço Guarita “Pula-Pula”, na Zona Verde, entre as 19h30 e as 22h30.
No último fim de semana das festividades maiores da Praia da Vitória salienta-se, no dia 9, às 9h00, a realização de um percurso interpretativo da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória (com início junto à placa RAMSAR, no Paul da Praia da Vitória, paragem em pontos de interesse ambiental e histórico, terminando no Paul da Pedreira do Cabo da Praia). Pelas 15h00, iniciam-se as atividades de promoção de saúde, com a realização de rastreios cardiovasculares, com novos fitados de medicina,
à entrada da Feira de Gastronomia do Atlântico. Prossegue o Praia SummerBall, pelas 16h00, e haverá demonstração de Karaté, na Av. Álvaro Martins Homem, pelo Clube de karaté da Praia da Vitória, pelas 20h00.
Já no sábado, dia 10 de agosto, demonstração de Tiro com Arco de Campo, no Paul da Praia da Vitória, às 10h00; Torneio de Minigolfe, no Ilhas d’Aventura Minigolfe, entre as 14h e as 17h00; Regata de Iates ao Porto Martins, a partir das 14h00; Torneio de Canasta, em parceria com a Confraria da Canasta da Ilha Terceira, no Auditório do Ramo Grande, depois das 14h00; a VII Competição de Tiro com Arco de Campo, no Paul da Praia, será pelas 15h00.
Para terminar as Festas Praia 2019, no feriado municipal, dia 11 de agosto, pelas 14h00, realizar-se-á a Regata de Iates Triângulo da Praia, mais uma orgzaniação do Clube Naval da Praia da Vitória.

Horário de funcionamento
do Secretariado das Festas da Praia 2019

O Secretariado das Festas da Praia 2019 entra em funcionamento na próxima segunda-feira, 29 de julho, no rés-do-chão do edifício popularmente conhecido como “casa do Dr. Eugénio”, na Praça Francisco Ornelas da Câmara.

O Secretariado funcionará entre 29 de julho e 01 de agosto no horário entre as 10h00 e as 18h00, sem interrupção. Já no período em que decorrem as festas, de 02 a 11 de agosto, o Secretariado estará a funcionar entre as 13h00 e as 00h00.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Sociedade

Saúde