A abertura do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Agualva constitui uma medida importante para a freguesia da Agualva porque trata-se de uma mais-valia para a população da freguesia pelo serviço que oferece, ficando assim o Concelho da Praia da Vitória coberto por toda a rede de Centros de Atividades de Tempos Livres, nas freguesias com escola de ensino primário.

Quem o reconhece é o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, adiantando que “além de termos aqui mais uma valência importante para a freguesia da Agualva, foram criados três postos de trabalho, dois deles aqui fixados e em regime de tempo inteiro, e outro que irá prestar apoio em todo a rede de CATL. É muito importante para a Autarquia a criação de emprego e fixação dos jovens nas freguesias”.

“Quero agradecer a toda a comunidade educativa da Agualva que mostrou sempre uma grande abertura e vontade em receber este CATL na escola, o que foi muito importante para a decisão da implementação desta medida. A freguesia da Agualva era a única freguesia com escola que não dispunha deste tipo de valência, o que nos motivou a dar rapidamente início ao processo de criação deste centro”, disse o edil praiense.

Tibério Dinis expressou também o seu agradecimento ao departamento de Educação e Reabilitação na Comunidade, pela “prontidão e rapidez com que nos auxiliaram e acionaram os meios para a criação deste CATL logo após o anúncio desta medida”.

O Centro estará em funcionamento no edifício da EB1/JI da Agualva, sendo esta uma medida importante na conciliação da vida profissional e familiar de muitos pais, um complemento à educação formal das crianças através do acompanhamento na realização de trabalhos de casa e na criação de uma oportunidade de realizar atividades de tempos livres diversificada, assim como um reforço à fixação das crianças na escola da freguesia.

No CATL da Agualva estão para já inscritos sete crianças, estando o mesmo a funcionar das 10h00 às 18h00 em tempo letivo e das 7h45 às 18h00 em período não letivo.

Este projeto educativo terá como enfoque principal o envolvimento da família e da comunidade local. Serão privilegiadas atividades que promovam uma educação através da arte, da expressão emocional e da socialização.

A abertura do CATL foi assinalada com atividades lúdicas para as crianças, como pinturas faciais, modelagem de balões e insufláveis.

 

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Sociedade

Saúde