A aposta na Praia da Vitória como local de excelência na promoção de atividades desportivas que promovam o reforço da qualidade de vida associado à aventura e ao convívio é uma das prioridades da autarquia praiense a nível desportivo. A ideia foi transmitida pelo vereador com o pelouro do Desporto, Tiago Ormonde, na sessão de encerramento do “Praia Veterans Cup”, que decorreu no sábado,19, na sede do Sport Clube Praiense.

O evento “Praia Veterans Cup” contou com a presença de sete equipas locais e nacionais, no período de 17 a 20 de outubro, a fim de reforçar o dinamismo desportivo e turístico, em época baixa.

“Apoiar iniciativas deste género, de carácter social, integram a nossa estratégia de centrar na Praia da Vitória eventos capazes de dinamizar o Concelho, principalmente em época baixa, contribuindo para a economia local, concretamente para o setor turístico”, referiu o autarca.

“A Praia da Vitória quer ser, cada vez mais, um espaço de desporto e de turismo. A valorização deste local tem por base um conjunto de potencialidades naturais e também de diversas infraestruturas desportivas que, sem dúvida, reforçam o dinamismo desportivo patente na cidade e no concelho”, disse o responsável municipal.

“Este é um local onde a atividade física, a aventura e o convívio estão interligados, o que contribui significativamente para o reforço da qualidade de vida dos praienses e também de quem nos visita, no sentido de proporcionar experiências únicas e especiais nesta cidade”, acrescentou.

Na ocasião, o edil praiense destacou as características da baía, do areal, bem como a diversidade das instalações desportivas na promoção de ações de carácter internacional e nacional como o Campeonato de Windsurf, o Azores Triathlon, o Circuito Nacional de Voleibol de Praia, de entre outros.

“Dispomos de condições únicas na potenciação de provas desportivas. Neste sentido, e desde a nossa baía ao areal, assim como as valências desportivas que nos caracterizam permitem a criação de eventos importantes e com retorno económico”, disse.

O autarca agradeceu ainda a todas as equipas de futebol presentes, à arbitragem, à empresa Catchawards e a todos os que contribuíram para a promoção e organização do evento.

Vencedores da prova e atribuição de prémios

No âmbito do I Praia Veterans Cup, o vencedor foi o Vitória Futebol Clube (Setúbal), seguindo-se em segundo lugar o Vasco da Gama Atlético Clube (Sines). O terceiro lugar foi atribuído ao Sport Clube Praiense, ficando em quarto lugar o Boavista Clube da Ribeirinha. No quinto lugar ficou o Maia Clube Açores, sendo o sexto lugar atribuído ao Juventude Desportiva Lajense. O Sport Clube Angrense ficou em sétimo lugar.

No que concerne às categorias desportivas, o prémio de Melhor Marcador foi entregue a Libânio Silva (Praiense); o de Melhor Guarda-Redes foi atribuído a Francisco Gomes (Juventude Desportiva Lajense) e o de Melhor Jogador a Cau (Vitória de Setúbal).

Relativamente ao prémio Fair-Play, este foi entregue ao Vasco da Gama de Sines, sendo o galardão de Melhor Claque entregue ao Vitória de Setúbal e o Troféu Parceiro do Evento entregue ao Sport Clube Praiense. O Maia Clube Açores foi contemplado com o Troféu Amizade.


Impacto negativo das acessibilidades no evento

O Praia Veterans Cup, e devido à greve da companhia aérea SATA, não contou com a presença do Sporting Clube de Portugal, equipa inicialmente prevista a integrar o evento. Para o autarca, “esta situação foi um entrave à dinamização da iniciativa, destacando as limitações ao nível do crescimento do turismo”.

“É importante que a ilha Terceira ou qualquer ilha açoriana não fiquem limitadas no acesso ao exterior. Não posso deixar de salientar a necessidade de atrairmos a realização de eventos desportivos internacionais com impacto direto na nossa economia, e tal não é possível sem os transportes aéreos adequados”, salientou.

 

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Sociedade

Saúde