A iniciativa “Oficina de Reciclagem de Natal”, criada em 2012, já envolveu, pelo sétimo ano consecutivo, mais de 1000 crianças do concelho da Praia da Vitória ao nível da prevenção da produção de resíduos.

Integrado na vertente da sensibilização ambiental, e no âmbito da 11ª Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o município da Praia da Vitória promoveu, de 18 a 22 de novembro, mais uma edição desta ação junto de 150 crianças provenientes do pré-escolar e ensino primário de diversas escolas do concelho, com idades compreendidas entre os três e os dez anos.

A “Oficina de Reciclagem de Natal”, desenvolvida pelo Gabinete de Educação Ambiental da Empresa Municipal Praia Ambiente, que consiste na criação de um ornamento alusivo à quadra natalícia, associa a criatividade a conceitos, no sentido de alertar para o excesso de produção de resíduos e dar a conhecer a políticados 3 R´s (reduzir, reutilizar e reciclar), com enfoque no reaproveitamento do resíduo através da reutilização de materiais.

Após finalização do ornamento, o intuito é as crianças integrarem o trabalho realizado nos enfeites de Natal, relembrando a redução da produção de resíduos numa época particularmente excessiva de consumo de bens e embalagens.

Tiago Ormonde, vereador da Câmara Municipal e presidente da Praia Ambiente E.M, acredita “que a sensibilização ambiental assume um papel fulcral na educação das crianças na medida em que alerta para os bons hábitos de preservação do planeta, contribuindo para sustentabilidade do mesmo. A envolvência dos mais pequenos na quadra natalícia, apelando à poupança de resíduos é extremamente importante”.

“É motivador perceber as noções e preocupações ambientais que as nossas crianças já possuem, neste caso concreto, ao nível da reciclagem de resíduos, e que podem utilizar e influenciar também junto das suas famílias, o que demonstra uma clara aposta no envolvimento de forma concertada de toda a sociedade”, referiu o autarca.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é subordinada ao tema “Mude os seus hábitos. Reduza os seus resíduos”.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Sociedade

Saúde