A Câmara Municipal da Praia da Vitória associou-se à iniciativa da Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras na realização de um monumento de homenagem às vítimas do trágico acidente de 14 de maio de 2019, quando uma viatura abalroou a procissão das velas em honra de Nossa Senhora de Fátima vitimando mortalmente duas pessoas e deixando marcas em várias dezenas de outros fiéis.
Precisamente um ano depois, ao final de tarde desta quinta-feira, no local junto ao acidente, juntaram-se autoridades políticas, sociais, religiosas, militares, de socorro e proteção civil para lembrar as vítimas e inaugurar um monumento elaborado pelo cidadão natural daquela Freguesia, Jorge Rocha.
Na cerimónia de inauguração marcaram presença, entre outros, o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, e todo o executivo municipal, para lembrar todos os que sofreram, para elogiar todos os que prontamente prestaram ajuda e socorro e para apelar a todos que “este acidente nunca seja esquecido” e prol de um futuro mais responsável e seguro na utilização da via pública.
“As minhas primeiras palavras são, naturalmente, para as vítimas deste trágico acidente. Os que perderam a vida, os seus familiares, os feridos e todos os que vivenciaram aquele momento. Mas são também para pedir a todos que o que aqui aconteceu nunca seja esquecido. Para além de lembrar e honrar aqueles que aqui sofreram, saibamos todos, enquanto comunidade, aprender que, no futuro, temos que ser cada vez mais responsáveis na utilização da via pública, na manifestação de qualquer atividade e na forma como conduzimos na via pública. Que a honra e a memória destas pessoas sirvam sempre para nos lembrarmos de sermos melhores cidadãos em comunidade”, afirmou Tibério Dinis.
O Autarca praiense enalteceu, elogiou e agradeceu “a todas as entidades de socorro e emergência que, prontamente, acorreram ao local, aos populares que ajudaram, até aos feridos que esqueceram as suas feridas para ajudar todos os que precisaram. Desde os Bombeiros da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo, aos profissionais do Centro de Saúde da Praia da Vitória e do Hospital da Ilha Terceira, aos agentes das forças de segurança, ao Governo Regional no papel de acompanhamento e apoio prestado às vítimas pelas Secretarias Regionais da Saúde e da Solidariedade Social”.
Tibério Dinis registou ainda o papel do Presidente da Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras: “Não poderiam esquecer o papel que o Bruno Narciso desempenhou naquele dia. Faço-o, não pela relação institucional ou de amizade que temos, mas porque, naquele dia, o Bruno demonstrou aquilo que se pretende de um líder de uma comunidade. Quando tínhamos a imagem de Nossa Senhora de Fátima prostrada no chão, quando tínhamos dois cadáveres humanos nesta ponte, quando tínhamos toda a comunicação social a querer falar com o Presidente de Junta, o Bruno recusou sempre o protagonismo e esteve sempre ao lado da sua comunidade, ajudando os seus concidadãos. É esse o papel de um líder de uma comunidade”.
Na cerimónia de inauguração do monumento de homenagem às vítimas do acidente de 14 de maio de 2019 na freguesia das Quatro Ribeiras, marcaram presença o Vice-presidente do Governo Regional, o Bispo e o Vigário Geral da Diocese de Angra, os elementos do executivo camarário da Praia da Vitória e da Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras, os Comandantes dos Bombeiros da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo e da PSP, entre outras autoridades.
Dadas as circunstâncias de pandemia que se vivem, a cerimónia decorreu sobre fortes medidas de distanciamento social e proteção individual e com poucos populares a assistir, tendo as autoridades assumido o compromisso de que, quando tal for possível, será realizada, no local, uma cerimónia aberta a toda a população.
Depois de descerrada a placa de inauguração do monumento, o Bispo D. João Lavrador procedeu à sua bênção e as autoridades municipais e locais prestaram homenagem às vítimas depositando junto ao mesmo coroas de flores, tendo-se realizado ainda um minuto de silêncio e um momento musical protagonizado por Jéssica Silva e Evandro Meneses que interpretaram Avé Maria de Schubert.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Praia Links

Outras Notícias

Mundo

Sociedade

Saúde

Desporto

Música

Podcast