Inscrições já estão disponíveis

 

A Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira prepara-se para acolher um leque de aulas de formação de dança, de piano e teatro para jovens, numa iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória e da Cooperativa Praia Cultural que tem como objetivo o fomento da participação e do gosto dos mais novos pelas artes. As inscrições para esta oferta formativa já estão disponíveis e podem ser efetuadas ligando para o 295 545 700; enviando um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; ou dirigindo-se à Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que se encontra a funcionar das 09h00 às 17h00.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, e responsável pelo pelouro da Cultura, refere que esta oferta formativa se insere na estratégia municipal de se “criar na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira um ambiente académico” e onde a “estimulação do gosto dos jovens pelas artes e a criação de novos públicos para os espetáculos e iniciativas de índole cultural” são objetivos estruturantes desta iniciativa.

O autarca praiense sublinha que estas aulas, “desenvolvidas com formadores experientes e com currículos admiráveis nas suas respetivas áreas”, irão culminar num espetáculo permitindo “dar aos mais jovens a experiência de subir a um palco e promover uma atividade em que pais e filhos possam participar em conjunto”. “O estímulo do público no envolvimento em atividades culturais que é um dos objetivos deste projeto é sempre e em qualquer circunstância um trabalho fundamental para desenvolvimento de projetos culturais”, disse.

Teatro

Os ensaios do teatro para jovens decorrerão ao longo do ano letivo escolar, permitindo que durante este período haja a possibilidade de se criar um ambiente de partilha das temáticas, com o cuidado e sensibilidade que estas exigem, sempre com vista à concretização de um objeto artístico final consistente e de uma experiência de proximidade entre os participantes.

Esta formação em teatro, assente na interpretação de texto, em dinâmicas de grupo e na descoberta de técnicas teatrais, será ministrada pelos irmãos Paulo Quedas (intérprete e encenador, com experiência em artes performativas multidisciplinares desde a dança, a performance, o teatro e o vídeo) e Lúcia Moniz (conceituada atriz e encenadora, onde para além do teatro, conta com experiência em cinema e televisão com trabalhos premiados ao nível nacional e internacional) onde, para além de partilharem as suas experiências, irão trabalhar com um grupo de jovens para prepararem uma peça de teatro a ser estreada no final do ano letivo.

Dança

A Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira acolhe ainda aulas de formação dedicadas à dança, onde se pretende possibilitar o contacto com a dança; capacitar o público jovem e adulto para os benefícios da exploração do movimento associado às diversas técnicas e estilos de dança; descoberta e identificação com o corpo, movimento e bem-estar; apelar à criatividade e exploração do movimento; e culminar com uma criação e posterior apresentação do trabalho desenvolvido.

Nestas aulas, levadas a cabo por Vanessa Canto (bailarina, professora, fundadora da plataforma de apoio ao treino dos bailarinos, Moot – The Movement Lab, com passagem na Peridance International Dance School em Nova Iorque), serão dadas a conhecer várias danças urbanas (como o hip hop, o popping e o house), técnicas associadas à dança contemporânea e outras modalidades de movimento como yoga e pilates.

Piano

Integrada ainda na oferta formativa cultural da Câmara Municipal da Praia da Vitória, encontram-se as aulas de piano, com a professora Maite Corada Fernández (formada em musicologia, professora na Escola de Música Multison e especialista no método de ensinamento Yamaha e Musicaeduca).

Estas aulas dividem-se em: grupos de iniciação musical em grupo reduzido, com idade esperada de frequências entre os quatro e os cinco anos, nas quais os pais assistem sempre às aulas; grupos de Piano ativo, com idade de frequência dos seis anos até adultos (sendo estes grupos depois organizados por faixa etária); e Piano individual, com idades de frequência a partir dos oito anos, sendo esta modalidade indicada para alunos de Conservatório que precisam formação de apoio ou até mesmo para outros com algum nível prévio de piano e interesse em aulas individuais.

Com esta proposta educacional, aberta a todos e desenvolvida com pedagogias musicais credenciadas, procura-se disponibilizar o ensino da música desde tenra idade e a qualquer pessoa interessada, independentemente das faculdades inatas. O trabalho colaborativo, habilidades de escuta, imitação de aprendizado e motivação são incentivadas no seio do grupo por meio do desenvolvimento com os colegas.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Praia Links

Outras Notícias

Mundo

Sociedade

Saúde

Desporto

Podcast