Dia Mundial das Zonas Húmidas

No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, assinalado esta terça-feira,02, o Município da Praia da Vitória integra, a nível nacional, o Webinar “Água, Zonas Húmidas e Vida”, considerando a candidatura do Paul da Pedreira do Cabo da Praia a sítio RAMSAR.

 Este evento conta com a participação online de António Frias Martins, Professor Catedrático Jubilado da Universidade dos Açores, cuja apresentação assenta na importância ecológica desta zona húmida para a conservação da biodiversidade, no papel da mesma no apoio à migração de aves no Atlântico Norte, assim como no potencial deste local como hotspot internacional na observação de aves (birdwatching).

 Segundo Raquel Borges, vereadora com os pelouros de Ambiente e LIFE CWR, “é com orgulho que candidatamos o Paul da Pedreira a sítio RAMSAR, uma zona húmida com um ecossistema extremamente rico e com potencialidades únicas que têm de ser potenciadas e dadas a conhecer a nível internacional”.

 “O concelho da Praia da Vitória dispõe de três pauis geograficamente distintos e com especificidades diferentes. Cada um deles permite vivenciar um conjunto de experiências muito interessantes no que concerne à observação de aves, à visualização de espécies de insetos muito particulares e à presença plantas únicas”, explica a responsável municipal.

 “Na possibilidade de conseguirmos concretizar o nosso objetivo, ser-nos-á dada prioridade na cooperação técnica internacional e o apoio na promoção de projetos que visem a proteção deste paul, assim como a utilização sustentável dos seus recursos naturais”, afirma a edil praiense.

 “Vivenciar a natureza e aprender com ela enriquece-nos enquanto pessoas. Este é um princípio que também nos define enquanto Autarquia, pelo que pretendemos proporcionar à comunidade envolvente e estrangeira, apesar das condicionantes atuais, novas experiências tendo por base estes ecossistemas”, refere.

Em desenvolvimento estão também as obras de beneficiação nas margens do corpo de água do Paul do Belo Jardim, integradas no processo de recuperação da dinâmica ecológica daquele ecossistema. Uma ação que ocorre no âmbito da valorização desta zona húmida.

Ao nível da valorização dos pauis que estão presentes no Concelho, a Autarquia procedeu ao reforço da rede informativa destas zonas húmidas, com a instalação de novas placas alusivas às diferentes espécies de aves, insetos e plantas patentes e visitáveis nestes três locais.

No Paul da Pedreira do Cabo da Praia, zona onde se encontra o Centro de Interpretação Ambiental da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória, encontra-se disponível informação sobre o funcionamento e as potencialidades destes ecossistemas.

O Centro de Interpretação Ambiental funciona de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 16h00. Neste edifício encontram-se informações e curiosidades sobre os pauis da Praia da Vitória, da Pedreira e do Belo Jardim. A Câmara Municipal disponibiliza, e no âmbito da exploração destes ecossistemas, o acompanhamento especializado de grupos, cumprindo as regras estipuladas em altura de pandemia.

Os esclarecimentos adicionais podem ser efetuados através de endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo número 295 540 200.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Praia Links

Outras Notícias

Mundo

Sociedade

Saúde

Desporto

Podcast