Para colmatar ausência de receitas do Carnaval

 

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, assinou, esta sexta-feira à tarde, os contratos de apoio com as direções dos salões do Concelho que habitualmente recebem danças e bailinhos de Carnaval, mas que, este ano, estarão fechadas, por estes dias, em virtude da situação epidemiológica vigente.

“Em face do momento que vivemos e das medidas decretadas para segurança e proteção da saúde pública, este ano não se realiza o nosso Carnaval, estando as coletividades e associações que habitualmente recebiam as danças e bailinhos por estes dias impedidas de realizar uma das suas principais – senão a principal – fonte de receita. Assim, a Câmara Municipal da Praia da Vitória deliberou aprovar um apoio de 5000 euros a atribuir aos 15 salões do Concelho, para que estes possam, de alguma forma, minimizar os impactos negativos da situação”, afirmou o edil.

Tibério Dinis refere que este apoio total de 75 mil euros visa “compensar a perca de receitas que as associações, coletividades e sociedades vão registar”, uma vez que “a não realização do Carnaval da ilha Terceira, esta enorme manifestação da riqueza cultural da nossa ilha e das nossas gentes, constituiu um forte revés nas contas das associações, coletividades e sociedades e na consequente implementação dos seus planos de atividades”.

Este apoio de caráter extraordinário – considerando que não é incompatível com candidaturas a outros sistemas de apoio municipal – foi deliberado pelo Município, “de modo a que as associações possam manter uma receita que lhes permita fazer a sua gestão diária e garantir a sustentabilidade futura destas salas de espetáculo”, acrescentou Tibério Dinis.

O Presidente da Autarquia praiense diz que o objetivo é assegurar o mínimo de normalidade na gestão das coletividades para que, “mal passando a pandemia, as nossas salas de espetáculo voltem a receber espetáculos e cultura nas diversas localidades”.

A cerimónia de assinatura dos contratos de apoio decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, cumprindo-se todas as regras de distanciamento social e uso obrigatório de máscara, tendo sido subscritos os apoios com todas as associações, coletividades e sociedades que entregaram a documentação exigida até ao momento. Quanto às entidades que ainda não procederam à entrega de toda a documentação, os contratos serão assinados quando estiverem em conformidade todas as diligências exigidas.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Praia Links

Outras Notícias

Mundo

Sociedade

Saúde

Desporto

Podcast