“Presidência Aberta às Freguesias e Vila da Praia da Vitória”

 O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, visitará, na próxima segunda-feira, as obras em curso no âmbito da empreitada de reparação dos problemas infraestruturais e de beneficiação do Pavilhão Desportivo Municipal Vitalino Fagundes, habitualmente utilizado pela Associação de Jovens da Fonte do Bastardo.

Esta visita insere-se no programa da “Presidência Aberta” à Freguesia da Fonte do Bastardo, onde o autarca, acompanhado pelo seu executivo municipal, vai dedicar o próximo dia 22 de março à população, às instituições, coletividades e empresas da localidade.

O Pavilhão Vitalino Fagundes, recorde-se, foi encerrado há cerca de dois anos (por razões de segurança, depois dos serviços municipais de proteção civil terem detetado problemas ao nível das suas fundações). Depois de tomada a decisão de encerrar a infraestrutura desportiva, a Câmara Municipal da Praia da Vitória, através dos seus quadros técnicos, diligenciou na procura de uma solução que permitisse reabrir o espaço à prática desportiva. A reparação do Pavilhão Vitalino Fagundes obriga à desmontagem de uma das paredes laterais da infraestrutura, aliada à sustentação do edificado com recurso a meios mecânicos de forma a corrigir as fundações do lado onde se verificou a cedência do terreno. A obra, adjudicada em setembro do ano passado, está em execução, tendo um prazo de conclusão de 9 meses e um custo estimado de 150 mil euros.

A “Presidência Aberta” à Fonte do Bastardo contará, entretanto, com várias reuniões com o movimento associativo da localidade, encontros com as principais instituições da Freguesia, audiências com os munícipes (que decorrerão na sede da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, sendo, no entanto, necessário o agendamento prévio, através de contacto para o Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, até ao próximo dia 19 de março, por telefone, 295 540 200/211, ou correio eletrónico – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. –, indicando o nome, contacto e assunto a tratar), bem como realizar-se-á a reunião pública de Câmara.

  

A Fonte do Bastardo

 

A cerca de cinco quilómetros da sede do Concelho, a Freguesia da Fonte do Bastardo ocupa uma área de 8,9 quilómetros quadrados, contando com cerca de 1300 habitantes.

Não sendo clara a data de constituição da localidade, existem referências históricas à Fonte do Bastardo já em 1531, sendo, por isso, um dos povoados mais antigos da ilha Terceira. O seu nome, segundo reza a história, provém de uma fonte que existia e que ficava nas terras de um homem de nascimento bastardo, filho de um nobre local.

O setor primário ocupa grande parte da população local, nomeadamente a atividade agropecuária.

A Freguesia é hoje muito conhecida por força das prestações da equipa de voleibol masculino da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo que tem militado nos principais campeonatos nacionais da modalidade e, por várias vezes, disputado competições europeias.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

STARTUPS

Outras Notícias

Mundo

Sociedade

Saúde

Desporto

Podcast