Iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória

A Autarquia praiense promove o concurso “Jardins da Nossa Gente”, com o intuito de sensibilizar a comunidade para a sabedoria popular associada ao trabalho desenvolvido na terra, nomeadamente ao nível da produção hortícola, florícola e frutícola patente nas freguesias do concelho da Praia da Vitória.  

Esta iniciativa, sob o lema “o orgulho em trabalhar a nossa terra, o orgulho da nossa gente”, pretende valorizar a riqueza cultural assente no conhecimento de quem trabalha com a terra, despertando para a importância dos espaços verdes existentes localmente, sejam jardins, hortas ou pomares cultivados individualmente e sem o intuito de comercialização dos próprios produtos.

As inscrições, que são gratuitas, estão abertas e decorrem até ao dia 30 de abril, podendo ser efetuadas com o setor de Ambiente da Câmara Municipal, através do 295 540 200 ou pelo endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Segundo Raquel Borges, vereadora da Câmara Municipal,” é fundamental esta aposta em ações que promovam a cultura, a partilha de saberes do nosso povo sobre uma área tão particular como o cultivo da terra. Afinal, nunca é demais sensibilizar para este conhecimento que passa de geração em geração”.

“Existe uma riqueza muito particular e única nas experiências que envolvem o trabalho da terra, além de contribuir para uma vida ativa e reforçar o bem-estar individual. Naturalmente, e também importante, é o contributo dado pelas pessoas no embelezamento e enriquecimento do território que constitui o Concelho”, enfatiza a edil praiense.

“Esperamos com esta iniciativa alertar para a criação de uma consciência ecológica junto da comunidade e também perpetuar a tradicional e benéfica relação das nossas gentes com a terra, contando com a colaboração de juntas de freguesia no sentido de enaltecer as especificidades de cada local nesta vertente”, refere a responsável municipal.

Os vencedores deste concurso serão anunciados a 28 de julho, no Dia Mundial da Conservação da Natureza, tendo por base critérios relacionados com o enquadramento paisagístico, a diversidade florística, a organização e limpeza do espaço e a questão das boas práticas implementadas, concretamente ao nível das técnicas culturais e reutilização de materiais, de entre outras.

Ao vencedor de cada uma das freguesias do Concelho será atribuído um prémio, estando prevista ainda a entrega de prémios de participação a todos os que integrarem a iniciativa.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

STARTUPS

Outras Notícias

Mundo

Sociedade

Saúde

Desporto

Podcast