O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, felicitou, este domingo, a Junta de Freguesia de Porto Martins “pelo exemplo de inovação e inclusão” que dá a todas as entidades públicas competentes ao inaugurar o primeiro espaço lúdico-infantil da ilha Terceira dotado de equipamentos adaptados para cidadãos portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida.

Discursando na sessão de inauguração do Espaço Lúdico-Infantil do Porto Martins, localizado no Caminho do Terra, cerimónia integrada no programa das comemorações do 20º aniversário da elevação do Porto Martins a Freguesia, Tibério Dinis revelou que “este bom exemplo” está a ser seguido pelo Município e que espera, brevemente, disponibilizar um equipamento infantil adaptado no parque junto ao Paul da Cidade.

“Pelo exemplo que deram à Câmara Municipal da Praia da Vitória e, naturalmente, também, ao Governo Regional, de, pela primeira vez, termos um parque infantil inclusivo para crianças portadoras de necessidades especiais e mobilidade reduzida, particularmente utilizadores de cadeiras de rodas, devem ser felicitados”, disse o edil dirigindo-se ao executivo da Junta de Freguesia liderado por Maura Branco.

“É um orgulho estar aqui, com a Junta de Freguesia, a inaugurar este exemplo de inovação e inclusão, registando que houve a capacidade de se fazer um investimento, com a particular atenção e capacidade de olhar para todos os cidadãos, criando uma valência que, para já, é única na ilha Terceira”, acrescentou.

O primeiro Espaço Lúdico-Infantil do Concelho da Praia da Vitória adaptado para crianças com necessidades especiais resultou de um projeto da Junta de Freguesia candidatado aos fundos comunitários geridos pela GRATER (Associação de Desenvolvimento das ilhas Terceira e Graciosa), para criação de uma nova valência na Freguesia, em terrenos cedidos pela Autarquia. Este novo espaço de lazer e prática desportiva resulta de um investimento de cerca de 100 mil euros relativo à totalidade da obra, assegurado pela comparticipação comunitária e a parte remanescente, nomeadamente a correspondente ao pagamento do IVA, comparticipada pela Câmara Municipal, e por fundos próprios da Junta de Freguesia.

Para além de se assumir como o primeiro espaço infantil adaptado da ilha Terceira, o novo Espaço Lúdico-Infantil do Porto Martins é também um dos poucos parques infantis de freguesia no contexto local.

20 anos de Freguesia

Aproveitando a celebração dos 20 anos de elevação a Freguesia, Tibério Dinis afirmou ainda que “o Porto Martins tem vindo a trilhar um caminho bastante preponderante no desenvolvimento do Concelho da Praia da Vitória, nomeadamente na forma como tem conseguido gerir a simbiose entre a captação e fixação de novas famílias e o cartaz turístico que toda a sua frente de mar oferece”.

Neste seguimento, o Presidente da Câmara Municipal destacou os investimentos municipais em curso nas zonas balneares e de banhos da Freguesia, nomeadamente nas Piscinas Naturais, no Porto Sr. Guilherme e na Baía das Canas, no âmbito da Estratégia de Valorização das Zonas Balneares do Porto Martins.

Na cerimónia, que contou com várias habitantes da freguesia e representantes do associativismo local, marcaram presença também outros autarcas eleitos no Concelho, a Presidente do Conselho de Administração da GRATER e o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O Porto Martins é a mais recente Freguesia da Ilha Terceira tendo sido criada através da aprovação do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2001/A, de 26 de junho, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, depois de uma separação administrativa e territorial da vizinha localidade do Cabo da Praia.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

STARTUPS

Outras Notícias

Mundo

Sociedade

Saúde

Desporto

Podcast