Investimento de 150 mil euros na Vila das Lajes

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, inaugurou, esta terça-feira ao final da tarde, as obras de requalificação do Campo Municipal Manuel Linhares de Lima, na Vila das Lajes, investimento de cerca de 150 mil euros que procedeu à substituição integral do piso sintético da infraestrutura desportiva utilizada pelo Juventude Desportiva Lajense.

Em dia do 63º aniversário do Juventude Desportiva Lajense, Tibério Dinis aproveitou para anunciar outro investimento para o campo, nomeadamente a ampliação das instalações de apoio à prática desportiva, visando a edificação de um espaço de ginásio de apoio aos atletas.

Reconhecendo alguns problemas na concretização do investimento (que se perspetivava ter ficado concluído em inícios de março passado, mas casos de Covid entre funcionários da empresa responsável pela empreitada fizeram atrasar o início da obra), o edil praiense lembrou ainda que o investimento foi realizado sem recurso a qualquer tipo de apoio, uma vez que o quadro comunitário de apoio vigente “não apoiou investimentos em instalações dos parques desportivos, nem dos parques escolares”.

Assim, afirmou Tibério Dinis, “não sendo compromisso eleitoral e não tendo 85% de comparticipação de fundos comunitários, este investimento, bem como o que foi realizado no Campo Municipal Dr. Durval Monteiro, na Freguesia de Fontinhas, foram realizados e estão ao serviço das coletividades desportivas que os utilizam e da população das respetivas localidades. O atual quadro comunitário de apoio não financiou investimentos nos parques desportivos municipais, pelo que a Câmara Municipal alicerçada numa boa gestão financeira, conseguiu concretizar esta que era uma reivindicação antiga do Juventude Desportiva Lajense e da própria Vila das Lajes”.

PUB

CONTINUAR A LER

Felicitando a coletividade desportiva pela passagem dos seus 63 anos de existência, Tibério Dinis anunciou ainda que espera, no âmbito da próxima “Presidência Aberta” à Vila das Lajes, no próximo dia 31 de maio, “poder apresentar um novo projeto de ampliação das instalações de apoio à atividade desportiva”, na sequência de “um dos desejos que a atual direção do Lajense transmitiu à Câmara Municipal na última vez que visitamos a Vila”.

Assim, prosseguiu, “o projeto de arquitetura e os projetos de especialidade estão praticamente concluídos e espero poder apresentá-los, brevemente”, referindo-se a uma ampliação das infraestruturas de apoio, visando acomodar um espaço de ginásio, num investimento que “rondará os 30 mil euros”.

Na cerimónia de inauguração do novo piso sintético do Campo Municipal Manuel Linhares de Lima marcaram presença muitos atletas, dirigentes, técnicos, sócios e simpatizantes do Juventude Lajense, assim como o elenco do executivo municipal da Praia da Vitória, um representante da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, o Presidente da Junta de Freguesia da Vila das Lajes, deputados municipais praienses, entre outras entidades.

 

Manuel Linhares de Lima

No ato de inauguração das obras de requalificação da principal infraestrutura desportiva existente na Vila das Lajes, a Câmara Municipal da Praia da Vitória descerrou uma placa evocativa de Manuel Linhares de Lima, importante personalidade das Lajes, tendo inclusive desempenhado funções de Presidente de Junta.

Num momento que contou com a presença dos seus familiares, Tibério Dinis quis sublinhar “a importância de perpetuar uma homenagem a Manuel Linhares de Lima, com quem muitos de nós tivemos o privilégio de privar, mas que as novas gerações desconhecem, pelo que importa deixar para os mais novos a história de um cidadão que muito trabalhou em prol da Vila das Lajes e do Concelho da Praia da Vitória”.

Manuel Linhares de Lima, nasceu nas Lajes em 1934, tendo-se destacado pela dedicação ao bem comum e ao serviço público em diversas coletividades e instituições locais. Foi Presidente de Junta de Freguesia entre 1977 e 1979 e entre 1983 e 1993; foi fundador da Associação de Apoio à Criança da Ilha Terceira e presidente da instituição entre 1992 e 2006; foi o responsável pela construção do Campo de Jogos das Lajes e grande obreiro na reativação do Juventude Desportiva Lajense, em 1986, depois de juntar à mesma mesa responsáveis pelos três clubes então existentes (os “Azuis”, os “Vermelhos” e os “Arrasa”) propondo a constituição de um só clube e a construção de um campo de futebol.

A sua história fica agora perpetuada numa placa evocativa da sua obra no Campo Municipal que recebeu o seu nome.

“Acima de tudo esta é uma infraestrutura que fica ao serviço dos mais novos, do desporto, ao serviço da Vila das Lajes e do Concelho da Praia da Vitória”, rematou Tibério Dinis, sublinhando “o orgulho nos 63 anos do Juventude Desportiva Lajense, pelo excelente trabalho que esta coletividade tem vindo a desenvolver ao nível da formação e o motivo de satisfação e de felicidade quando assistimos à passagem de testemunho entre a atual e uma futura direção”.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

STARTUPS

Outras Notícias

Saúde