O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, felicitou, este sábado à noite, “todos os Lajenses, pela dinâmica que conseguem conferir a um movimento associativo ímpar no Concelho”, salientando o elevado número de associações, instituições e coletividades sociais, culturais, recreativas e desportivas que a Vila das Lajes alberga.

Discursando na sessão solene comemorativa da passagem do 19.º aniversário de elevação das Lajes à categoria administrativa de Vila, na Sociedade Recreio Lajense, o edil felicitou, assim, “todos os Lajenses” pela “importância ímpar que a Vila tem ao nível do associativismo”.

Tibério Dinis destacou na sua intervenção o empenho dos cidadãos que garantem o dinamismo do associativismo local, felicitando “toda a comunidade lajense pela força que o associativismo tem nesta Vila, com uma importância ímpar no Concelho, em especial, neste ano afetado pela pandemia, em que sabemos que a riqueza do associativismo reside nas festas, que não aconteceram e que são as principais fontes de financiamento, pelo que estão a gerir instituições que ficaram sem receitas. Um bem-haja a todos os Lajenses que decidiriam arregaçar as mangas e que assumiram servir a população da sua Vila à frente de instituições que não estão só ao serviço das Lajes, mas ao serviço de todo o Concelho e de toda a Ilha”.

Porém, frisou, “nos últimos tempos, em especial nos tempos da era da pandemia, muitas foram as associações e coletividades que passaram por dificuldades diretivas, nomeadamente por dificuldades em encontrar cidadãos disponíveis para liderar os seus órgãos sociais”.

PUB

CONTINUAR A LER

Assim, prosseguiu, “é verdade que é difícil mobilizar as mulheres e homens da Vila das Lajes quando existem tantas instituições e quando estas instituições são tão grandes e com responsabilidades sobre crianças, jovens e sobre o dia a dia de uma comunidade, indo muito para além apenas das questões financeiras. Sei que não é fácil motivar cidadãos para liderar projetos como esta Sociedade, onde nos encontramos, ou como o Juventude Desportiva Lajense. Devemos, por isso, apoiar estas pessoas”, defendeu o Presidente da Câmara Municipal, perante uma plateia de diversas entidades.

Neste sentido, a criação de um estatuto de apoios aos dirigentes associativos como forma de estimular os cidadãos a continuarem a participar na vida social, cultural, recreativa e desportiva das suas comunidades é um contributo apontado pelo Autarca.

“A criação de um regime de apoios aos dirigentes do movimento associativo é fundamental, não só para os dirigentes sentirem que são apoiados e que têm incentivos, mas também porque é importante a comunidade sentir que as entidades públicas estão ao lado do desenvolvimento dos seus projetos”.

A este propósito, Tibério Dinis lembrou o regime municipal de incentivos que tem vindo a ser criado pela Autarquia, em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, de apoios e incentivos aos soldados da paz da Associação. E por falar em Bombeiros, o edil também “felicitou a Junta de Freguesia da Vila das Lajes pela decisão de homenagem e condecoração” a bombeiros lajenses e à própria corporação de bombeiros da Praia da Vitória no âmbito das celebrações.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

STARTUPS

Outras Notícias

Saúde