A nova plataforma vem ao encontro do Programa do Governo dos Açores sufragado nas últimas eleições legislativas regionais que definiu como objetivo, entre outros, o “aumento da notoriedade e representatividade” dos Portos Açorianos. No mesmo documento, está plasmada a conversão da página de Internet da Portos dos Açores SA num portal apelativo e interativo.

Este novo portal permite manter todos os operadores e parceiros bem como demais interessados e até simples entusiastas de portos, navios e náutica de recreio, devidamente informados sobre o sistema de transportes marítimos do arquipélago e as suas infraestruturas portuárias e todas as outras áreas em que a Portos dos Açores intervém.

Para além dos Portos comerciais, com os seus terminais multiusos e de passageiros, a empresa gere as Marinas de Horta, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Vila do Porto e ainda os núcleos de Recreio Náutico das Lajes das Flores, Lajes do Pico e Velas na Ilha de São Jorge.

É ainda da jurisdição desta autoridade portuária a exploração e gestão do Complexo de Piscinas de São Pedro, na cidade de Ponta Delgada, onde a empresa assume uma componente importante de responsabilidade social quer naquele complexo quer na zona do antigo pesqueiro.

A Portos dos Açores SA é detentora do Terminal Marítimo Portas do Mar e Portas do Mar Shopping que se tem vindo a afirmar como uma referência na economia regional e foi fundamental numa altura em que importou dar um impulso ao sector do turismo.

No endereço http://www.portosdosacores.pt/ é possível os utilizadores (stakeholders) terem acesso a procedimentos portuários de forma eletrónica, como por exemplo a JUP-Janela única Portuária que será convertida brevemente numa janela logística única, e ao Cartão Portuário.

É de realçar que, entre os diversos separadores que o portal oferece, está descrita no separador AUTORIDADE, a missão da Portos dos Açores, bem como as suas áreas de jurisdição marítima e terrestre. Perseguindo a sua missão de administrar os portos comerciais da Região Autónoma dos Açores, visando a sua exploração, conservação, desenvolvimento e abrangendo o exercício das competências e prerrogativas de autoridade portuária, a Portos dos Açores desenvolve a sua atividade numa área geográfica bastante considerável que foi definida pelo Decreto Legislativo Regional n.º 24/2011/A, de 22 de agosto, decreto esse que que é fundacional da empresa e do novo sistema portuário regional.
NB

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Sociedade

Saúde