Nigel Moulton, DELL Global Chief Technology Officer

O impacto da transformação digital e a necessidade das empresas se adaptarem são dois dos temas que Nigel Moulton, DELL Global Chief Technology Officer, aborda em entrevista ao Link To Leaders. Lembra ainda as quatro transformações que as empresas têm de fazer se quiserem ter sucesso na era digital.

Nigel Moulton é o Global Chief Technology Officer – Dell Technologies Cloud Platforms, CI e HCI Solutions, e o responsável por gerir e coordenar as estratégias globais e os programas de liderança projetados para promover o entendimento e a adoção de tecnologias de cloud e datacenter na base de clientes e parceiros de canal da Dell EMC. Passou por Portugal na ocasião do Dell Technologies Forum e em entrevista ao Link To Leaders partilhou a sua opinião sobre o impacto da era digital e sobre as transformações que as organizações devem fazer para serem bem sucedidas na era digital.

Como foi a sua experiência no Dell Technologies Forum in Lisbon? Que highlights retirou do que se falou no evento?
Penso que o evento mostrou bastantes soluções de classe mundial que temos para oferecer nas áreas do digital, da segurança, dos trabalhadores e aplicações. O evento foi muito bem frequentado, organizado e produzido de uma forma muito profissional, refletindo as perspetivas de uma empresa confiante e bem representada em Portugal.

“A transformação digital tem muito a ver com as mudanças que as empresas precisam de fazer nos produtos, nos serviços, nos modelos de mercado e, acima de tudo, na cultura (..)”

A transformação digital é a chave para o sucesso de uma empresa?
A transformação digital tem muito a ver com as mudanças que as empresas precisam de fazer nos produtos, nos serviços, nos modelos de mercado e, acima de tudo, na cultura que vai ajudar a prosperar no mundo moderno digital. Numa Era que é definida por um ritmo acelerado de mudança, tem tudo a ver com a forma como a organização se adapta e se altera para aproveitar as novas oportunidades e proteger-se contra ameaças competitivas.

Qual o papel da Dell Tech no apoio às organizações para que estas transformem as suas operações?
Acreditamos que todas as organizações deviam ser organizações digitais, alimentadas pelos dados e atuar num mundo que funciona em multi-cloud. Nós ajudamos as organizações a gerir e a navegarem pelas quatro transformações fundamentais que uma empresa precisa de realizar para ter sucesso na era digital.

Que transformações são essas?
A transformação dos trabalhadores: como devemos equipar e gerir os trabalhadores para serem mais produtivos, ao usar os recursos mais recentes de software e hardware apropriados ao papel do funcionário na empresa.
Depois a transformação da segurança: como evoluímos a abordagem à segurança cibernética para garantir que estamos preparados para as ameaças, mantendo, ao mesmo tempo, a facilidade de fazer negócios. Temos ainda a transformação das aplicações, ou seja, como o desenvolvemos as aplicações modernas de software para acelerar o próprio futuro digital, fornecendo novos produtos digitais e transformando experiências. E, por último, a transformação de TI: como transformamos a infraestrutura de TI, operações de TI, pessoas e processos para fornecer níveis mais altos de integração de software, maior agilidade e níveis mais altos de automação em todas as funções de TI.

“O impacto social está para além do que acho que alguém pode imaginar”.

Como profissional com um papel ativo naquilo que é feito globalmente ao nível tecnológico, como analisa o impacto social da tecnologia numa escala global e em mercados particulares como Portugal, por exemplo?
O impacto social está para além do que acho que alguém pode imaginar. Para mim, as áreas mais impactantes foram a disponibilidade, isto é, a capacidade para colocar a comunicação e o poder de computação na maioria das pessoas; e a simplificação, a capacidade de tornar esses serviços acessíveis, uma vez que foram bem pensados e fáceis de usar.
Acho que esses benefícios foram universais e, em alguns casos (particularmente nos países em desenvolvimento), permitiram condições equitativas em termos de oportunidade que não teriam sido possíveis historicamente.

Qual a inovação que o surpreendeu mais ao longo dos anos?
O desenvolvimento do telemóvel e todas as tecnologias que lhe estão associadas.

“(..) as empresas modernas devem usar a tecnologia para capacitar os funcionários e promover uma cultura de inovação e experimentação (…)”

A natureza do trabalho, incluindo os funcionários, os equipamentos usados e as formas de liderança, estão a mudar. Qual deve ser em 2019 a abordagem a estas questões?
É uma espécie de cliché, mas o local de trabalho já não é um lugar para onde se vai, mas sim algo que se faz. Assim, as empresas modernas devem usar a tecnologia para capacitar os funcionários e promover uma cultura de inovação e experimentação, o que requer uma mudança no estilo de liderança e de abordagem, mas quando é aproveitado da maneira certa, pode trazer uma mudança verdadeiramente transformadora para uma organização.