A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Turismo, é parceira dos Territórios Criativos na realização no arquipélago dos Programas de Aceleração 'Tourism UP' e 'Taste UP, que contam com o apoio do Turismo de Portugal.

O 'Tourism UP', que decorre a 18 de setembro na ilha Terceira, é um programa de aceleração no setor do turismo que tem como objetivo apoiar 'startups' no desenvolvimento de negócios neste setor, potenciando a inovação e a criação de redes empreendedoras.

Nesta oficina, que se realiza entre as 10H00 e as 12H00, na startup Angra, serão apresentados os programas de aceleração e dinamizadas sessões de formação sobre Oportunidades e Tendências no Turismo, Turismo Gastronómico e Enoturismo, Empreendedorismo e Proposta de Valor.

O 'Taste UP', que tem lugar no mesmo dia, na ilha do Pico, é um programa de aceleração em Turismo Gastronómico e Enoturismo que tem como objetivo promover a inovação e a experiência turística nas áreas da gastronomia e dos vinhos.

Esta oficina decorrerá entre as 16H30 e as 18H30, no Museu do Vinho, e inclui a apresentação dos programas de aceleração, bem como a dinamização de sessões de formação sobre Oportunidades e Tendências no Turismo, Turismo Gastronómico e Enoturismo, Empreendedorismo e Proposta de Valor.

Os interessados podem inscrever-se através dos endereços eletrónicos https://forms.gle/FbYJGioxAKvkaZPz5, para a oficina na ilha da Terceira, e https://forms.gle/f9xMfETkRkES7QGo6, para a oficina na ilha do Pico.

Os dois programas têm início com um roadshow por 50 territórios, nos quais é dinamizada uma oficina de capacitação e divulgação dos programas e, posteriormente, os 36 projetos selecionados terão a oportunidade de desenvolver os seus negócios através da participação em dois 'bootcamps', cada um constituído por dois dias intensivos de mentoria e formação.

Um terá lugar nos dias 25 e 26 de outubro, em Fornos de Algodres, juntando os participantes das duas temáticas, e o outro a 22 e 23 de novembro, em Loures, para os selecionados do programa 'Taste Up', e na Lourinhã, para os selecionados do programa 'Tourism Up'.

Os programas disponibilizam 5.000 euros em prémio monetário e 500 euros em SEO (Search Engine Optimization) para o 1.º lugar, 1.000 euros para o 2.º lugar e 500 euros para o 3.º lugar, sendo selecionados os vencedores a 5 de dezembro, em Coruche.