Cinco start-ups na área da música estão em competição no primeiro Music Innovations Prize. É a primeira vez que a competição é realizada na Web Summit como parte do programa MusicNotes.

As propostas a concurso para o primeiro prémio de inovação musical da Web Summit são variadas e incluem soluções SaaS para os músicos, gadgets para eventos ao vivo para uma melhor experiência musical, um set voice-to-MIDI para ajudar a criar música com voz, uma coluna inteligente e um software de áudio 3D para criação de efeitos sonoros.

A conferência MusicNotes, que decorre dentro da Web Summit, junta artistas, editoras, profissionais de marketing, marcas mundiais, investidores e ícones da indústria para debater como a tecnologia está a contribuir para a evolução e melhoria da indústria musical. Eis as cinco novas propostas em competição:

Peex – Consiste num dispositivo que tem como objetivo melhorar a experiência de um evento ao vivo. O transmissor fornece um som de desempenho claro aos ouvidos do espectador durante um espetáculo. O dispositivo é controlado pelo smartphone do utilizador que pode ajustar o volume do som para vocais, guitarra, teclas, baixo, bateria, etc. É compatível com auriculares com bloqueio de ruído.

Show4me Music Interaction Network – um ecossistema musical global direcionado para músicos, amantes da música e profissionais do setor. O Show4me oferece uma mistura de ferramentas que permitem a criação de um ciclo ininterrupto de negócios da música e a consolidação de todas as atividades musicais num único espaço, por exemplo: financiamento coletivo para lançamento de espetáculos e concertos; venda de bilhetes; campanhas de pré-venda de álbuns; ou subscrição para fãs. Através da interação regular com os fãs, os artistas podem avaliar a aceitação das suas músicas e espetáculos antes de organizarem um concerto ou gravarem um álbum.

Sound Particles – É um software de áudio 3D para design de som. O software permite que designers de som façam a gestão de sons complexos para videojogos, produções cinematográficas e animadas. Entre as múltiplas potencialidades de oferece estão a integração CGI, renderização em tempo real, monitorização binaural, aplicação VR e suporte em Windows.

Vochlea – É um controlador MIDI de reconhecimento de voz em tempo real Dubler Studio Kit. O utilizador usa a voz para criar música em tempo real. Por exemplo, ao trautear ou cantarolar uma melodia, o beatbox aciona uma bateria virtual, manipula efeitos e filtra sons de “hmmm”, “laaaa”, “oohhh”. O kit inclui o software Dubler e um microfone.

0W1 audio – Trata-se de uma coluna portátil inteligente D5 desenvolvida pela 0W1 audio. O aparelho é controlado com movimentos da mão, reconhece o humor do ouvinte e acede a serviços de streaming online e rádios web sem necessitar de um smartphone.