A iniciativa designa-se Toolkit, destina-se a empresas e tem o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O GRACE – Empresas Responsáveis lançou ontem num evento online, o projeto Toolkit “Como recrutar e integrar pessoas com deficiência” para Empresas A iniciativa, que conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), pretende inspirar e incentivar, a construção de programas de emprego inclusivo eficazes, com resultados sustentáveis.

A ferramenta destina-se a gestores e técnicos de Recursos Humanos, Responsabilidade Social Corporativa, Comunicação e Relações Públicas, entre outros, com o objetivo de os apoiar na integração profissional de pessoas com deficiência (PcD), identificando o melhor talento para as suas organizações e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.

O Toolkit está organizado em cinco fases sequenciais respeitantes à criação de um programa de emprego inclusivo e aborda desde a preparação da ação, passando pelo recrutamento e seleção, o momento de acolhimento e integração, até à fase do estabelecimento de relações duradouras.

Além de dicas práticas, legislação e outras referências, o Toolkit apresenta casos práticos e exemplos inspiradores de Empresas Associadas do GRACE como a Auchan, a CUF, o El Corte Inglés, a Jerónimo Martins, a Lipor, a Prio, a Repsol e o Santander.

Margarida Couto, presidente do GRACE-Empresas Responsáveis, em representação da Vieira de Almeida & Associados, esclareceu que “apesar de muitos e bons exemplos de diversas empresas a operar em Portugal, e da existência de legislação laboral em vigor na área da deficiência (a chamada ‘Lei das Quotas’), segundo dados recentes, apenas 11% das Pessoas com Deficiência desempregadas registadas no IEFP encontraram uma colocação, o que nos deve preocupar a todos”. Acrescentou ainda que cabe ao tecido empresarial um papel incontornável na inversão desta situação, gerando emprego inclusivo. “Este Toolkit pretende constituir uma ferramenta prática, que acreditamos que será útil para levar a cabo tal desígnio”.