Foi criada em plena pandemia no Brasil. Agora procura expandir-se para Portugal para continuar a criar ferramentas para tornar o mundo mais inclusivo, aliando o design e a tecnologia como instrumentos de transformação de crianças com deficiências.

Desenvolver ferramentas digitais customizáveis e inclusivas para o treino de capacidades motoras e cognitivas de crianças em tratamento de reabilitação neurológica. É este o objetivo da Techtale, semifinalista da 11.ª edição do Concurso Banco Montepio Acredita Portugal, que procura estabelecer parcerias com clínicas de reabilitação pediátrica ou terapeutas pediátricos autónomos, escolas, editoras de livros, criadores de jogos para continuar a sua missão em Portugal.

A história da Techtale começou durante a pandemia de 2020, quando Gloria Brandão se depara com a missão de continuar com as terapias da sua filha em casa, ou seja, com a realização de atividades de fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia com suporte profissional à distância.

PUB

 

CONTINUAR A LER

Com o tempo dedicado à elaboração dos materiais que seriam utilizados em cada uma das terapias, a empreendedora brasileira percebeu que eram diversas as funções acumuladas durante o dia e que as rotinas deveriam ser “mais coloridas, lúdicas e empáticas”.

A CEO da Techtale frequenta clínicas de reabilitação diariamente desde 2015, quando, aos três meses, a sua filha recebeu o diagnóstico de paralisia cerebral. Enquanto arquiteta, projetou centros de reabilitação, clínicas e consultórios e, como ilustradora, criou desenhos e historinhas, baseados no que vivencia diariamente.

A Gloria Brandou juntaram-se ainda Fernanda Urbano, designer gráfica, e Elaine Brandão, gestora de negócios e vendas, e terapeuta integrativa. As três tornaram-se sócias e partilham o mesmo propósito: promover a inclusão através da diversão.

A primeira versão da plataforma está quase finalizada. O lançamento oficial está marcado para 12 de outubro de 2021, mas até lá qualquer terapeuta tem acesso a alguns dos recursos através do site da Techtale.