Museu do Carnaval - Neste Museu estão patentes várias peças de vestuário e fotografias de inúmeras danças de Carnaval das últimas décadas, retratando a evolução daquela que é considerada por muitos, a maior manifestação de teatro popular do país. Também aqui se podem encontrar enredos de Carnaval escritos por  vários autores (Hélio Costa, Alcino Neves, Guilherme Lima, Ricardo Martins, entre outros) e o espólio de Augusto Gomes e José Orlando Bertão, dois entusiastas e investigadores do Carnaval na Terceira.

Museu do Vinho - A cultura da vinha chegou aos Açores com os primeiros povoadores, no século XV, e sempre apresentou grande vitalidade na localidade dos Biscoitos. A sua paisagem é marcada pelas "curraletas", quadrículas de pedra que protegem as vinhas dos elementos. 

Em meados do século XIX, fruto da Oidium tukeri e do míldio, e a partir de 1887, com a Filoxera (Phylloxera vastatrix), esta cultura entrou em declínio e inúmeras vinhas foram abandonadas. Surge nessa altura Francisco Maria Brum, que reconverteu terras que se pensavam “mortas”, levando a cabo uma campanha de revitalização e alargamento de terrenos vinícolas. Em 1990, no centenário da Casa Agrícola Brum, é inaugurado o Museu do Vinho dos Biscoitos, onde se  encontra um importante espólio de instrumentos utilizados nos trabalhos da vinha e da vindima e valiosos documentos referentes a esta cultura na ilha Terceira e nos Açores.

Casa Museu Vitorino Nemésio - Local de nascimento de um dos maiores vultos da Cultura em Portugal, no século XX, Vitorino Nemésio. A criação deste espaço tem por objetivo o estudo da

personalidade e da obra de um dos maiores escritores portugueses do século XX.

Pela casa, estão uma série de painéis ilustrativos de época, que possibilitam, por um lado vislumbrar a Praia de Nemésio, e por outro fazer o enquadramento de algumas passagens da sua obra.

Musealizado por excelência encontra-se o espaço da cozinha, onde se pode observar um considerável espólio de utensílios domésticos, que permitem visualizar como seria o quotidiano da cozinha terceirense no início do século XX.

Como não podia deixar de ser, alguns objetos que pertenceram a Nemésio, estão patentes na casa, tais como, o primeiro livro do autor, Canto Matinal, de 1916, a cadeira/carrinho de bebé e uma guitarra clássica.

 

Centro Interpretativo do Paul da Pedreira do Cabo da Praia (http://cmpv.pt/minisites/life/index.php)

Auditório do Ramo Grande (http://www.cmpv.pt/cultura/index.php?op=auditorio)

Academia de Juventude e das Artes (http://www.cmpv.pt/academia/)

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Sociedade

Saúde