A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove, no dia 27 de novembro, pelas 18h00, a realização da conferência “Tempos Modernos. O Contexto da Vida de Teotónio de Ornelas Bruges”, proferida por José Miguel Sardica.

A iniciativa está integrada na “Exposição Teotónio de Ornelas: O Latifundiário Liberal”, patente na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo e destaca a influência do político na implantação do Liberalismo na ilha Terceira e nos Açores e detentor de um vasto património.

Assim, a conferência pretende salientar a ação de Teotónio de Ornelas na instauração do Liberalismo nos Açores e a sua repercussão no todo nacional.

José Miguel Sardica, historiador e professor associado com agregação da Faculdade de Ciências Humanas e do Instituto de Estudos Políticos, da Universidade Católica Portuguesa, tem como áreas de investigação e docência a história portuguesa e internacional dos séculos XIX e XX, nos campos político, institucional, cultural, intelectual e de comunicação/jornalismo.

É autor de cerca de 95 capítulos de livros e artigos académicos e de 18 livros sobre diferentes temas da história portuguesa contemporânea. Apresentou mais de uma centena de conferências e comunicações em eventos científicos nacionais e também em Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas, além de colunista da Rádio Renascença, com presença regular em programas de rádio e televisão, em comentário histórico ou de atualidade política.

PUB

CONTINUAR A LER

Foi Diretor da Faculdade de Ciências Humanas da UCP entre 2021 e 2016 e é, atualmente, Diretor-Adjunto do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História e membro da Direção da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.

A participação nesta conferência decorrerá mediante inscrição prévia, através do número de telefone 295 401 000 ou através de envio de e-mail com o nome e contacto para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (inscrições limitadas).

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

Praia da Vitória

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

STARTUPS

Outras Notícias

Saúde