Museu do Carnaval - Neste Museu estão patentes várias peças de vestuário e fotografias de inúmeras danças de Carnaval das últimas décadas, retratando a evolução daquela que é considerada por muitos, a maior manifestação de teatro popular do país. Também aqui se podem encontrar enredos de Carnaval escritos por  vários autores (Hélio Costa, Alcino Neves, Guilherme Lima, Ricardo Martins, entre outros) e o espólio de Augusto Gomes e José Orlando Bertão, dois entusiastas e investigadores do Carnaval na Terceira.

Museu do Vinho - A cultura da vinha chegou aos Açores com os primeiros povoadores, no século XV, e sempre apresentou grande vitalidade na localidade dos Biscoitos. A sua paisagem é marcada pelas "curraletas", quadrículas de pedra que protegem as vinhas dos elementos. 

Em meados do século XIX, fruto da Oidium tukeri e do míldio, e a partir de 1887, com a Filoxera (Phylloxera vastatrix), esta cultura entrou em declínio e inúmeras vinhas foram abandonadas. Surge nessa altura Francisco Maria Brum, que reconverteu terras que se pensavam “mortas”, levando a cabo uma campanha de revitalização e alargamento de terrenos vinícolas. Em 1990, no centenário da Casa Agrícola Brum, é inaugurado o Museu do Vinho dos Biscoitos, onde se  encontra um importante espólio de instrumentos utilizados nos trabalhos da vinha e da vindima e valiosos documentos referentes a esta cultura na ilha Terceira e nos Açores.

Casa Museu Vitorino Nemésio - Local de nascimento de um dos maiores vultos da Cultura em Portugal, no século XX, Vitorino Nemésio. A criação deste espaço tem por objetivo o estudo da

personalidade e da obra de um dos maiores escritores portugueses do século XX.

Pela casa, estão uma série de painéis ilustrativos de época, que possibilitam, por um lado vislumbrar a Praia de Nemésio, e por outro fazer o enquadramento de algumas passagens da sua obra.

Musealizado por excelência encontra-se o espaço da cozinha, onde se pode observar um considerável espólio de utensílios domésticos, que permitem visualizar como seria o quotidiano da cozinha terceirense no início do século XX.

Como não podia deixar de ser, alguns objetos que pertenceram a Nemésio, estão patentes na casa, tais como, o primeiro livro do autor, Canto Matinal, de 1916, a cadeira/carrinho de bebé e uma guitarra clássica.

 

Centro Interpretativo do Paul da Pedreira do Cabo da Praia (http://cmpv.pt/minisites/life/index.php)

Auditório do Ramo Grande (http://www.cmpv.pt/cultura/index.php?op=auditorio)

Academia de Juventude e das Artes (http://www.cmpv.pt/academia/)

ATENÇÃO

Actividade Económica

No result...

Ilha Terceira

Cultura na Praia da Vitória

No result...

Juntas de Freguesia da Praia da Vitória

No result...

Ambiente na Praia da Vitória

No result...

Associativismo na Praia da Vitória

No result...

Solidariedade Social na Praia da Vitória

Juventude na Praia da Vitória

No result...